O que é o hemograma? Em resumo, o famosíssimo exame de sangue avalia a quantidade e as qualidade dos três principais grupos de células do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio e nutrientes para o corpo), os leucócitos (glóbulos brancos, que atuam no sistema imune) e as plaquetas (que modulam a coagulação).

Para que serve

Para avaliar a saúde de maneira geral e quando há sintomas como febre, fadiga e fraqueza, entre outros. De maneira geral, identifica doenças que bagunçam a composição do sangue, como leucemia, anemia e infecções bacterianas ou virais. Alergias e hemorragias também podem ser detectadas com ele.

O hemograma é utilizado ainda para assegurar que a pessoa esteja apta a passar por uma cirurgia. E mesmo para como checar a reação do corpo a determinados tratamentos. São mil e uma utilidades.

Como é feito

Um elástico chamado garrote é preso em volta do braço do paciente para facilitar a visualização da veia. Depois que a pele é esterilizada com álcool, o sangue é colhido com uma agulha. O material, então, passa por uma avaliação criteriosa da quantidade, tamanho e formato das células do sangue.

Resultados

Os dados são interpretados de acordo com valores-padrão de referência, que variam de acordo com a idade do paciente.

– Alterações nas hemácias indicam viscosidade excessiva do sangue, se elas estiverem presentes em grande quantidade, ou anemias, se o número de glóbulos vermelhos for baixo.

– Já a presença exagerada de leucócitos confirma infecções bacterianas. A alta concentração de outras células de defesa, como os eosinófilos, sugere alergias ou presença de parasitas no intestino. Os bastonetes, por sua vez, aumentam quando o corpo não está dando conta de combater a infecção, o que pode significar uma maior severidade do quadro.

– As plaquetas são importantes para avaliar a capacidade de coagulação do sangue. Às vezes, indica um risco de trombose e entupimentos nos vasos sanguíneos ou, por outro lado, a presença de hemorragias.

Fonte:

Para que serve o hemograma, o popular exame de sangue