O câncer do colo do útero é uma doença que acomete milhares de mulheres em todo o mundo, sendo uma das principais causas de morte entre as mulheres. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 570 mil casos novos são diagnosticados a cada ano em todo o mundo, com uma estimativa de 311 mil óbitos.

Essa doença é causada por uma infecção persistente por tipos oncogênicos do Papiloma Vírus Humano (HPV), que é transmitido através do contato sexual. Existem mais de 100 tipos de HPV, sendo que cerca de 15 deles podem causar câncer do colo do útero. É importante destacar que nem todas as mulheres que são infectadas pelo vírus desenvolvem câncer, mas a infecção é considerada um fator de risco importante para o desenvolvimento da doença.

O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode cursar sem sintomas em fase inicial e evoluir para quadros de sangramento e secreção vaginal anormal e dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados. Por isso, é fundamental que as mulheres realizem exames preventivos regularmente, como o exame de Papanicolau e o teste de HPV.

O exame de Papanicolau consiste na coleta de células do colo do útero para análise em laboratório. Esse exame permite detectar lesões precursoras do câncer do colo do útero em estágios iniciais, o que aumenta as chances de cura. Já o teste de HPV é utilizado para detectar a presença do vírus no colo do útero, mesmo que não haja lesões visíveis.

Além dos exames preventivos, a vacinação contra o HPV também é uma importante medida de prevenção do câncer do colo do útero. A vacina está disponível na rede pública de saúde para meninas a partir de 9 anos de idade e para meninos a partir de 11 anos. A vacinação é indicada antes do início da vida sexual, já que a eficácia da vacina é maior em pessoas que ainda não tiveram contato com o vírus.

Caso seja diagnosticado câncer do colo do útero, o tratamento dependerá do estágio da doença e pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou uma combinação dessas terapias. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento e para aumentar as chances de cura.

Em resumo, o câncer do colo do útero é uma doença grave, mas que pode ser prevenida e tratada com sucesso quando diagnosticada precocemente. As mulheres devem realizar exames preventivos regularmente, além de adotar medidas de prevenção, como a vacinação contra o HPV. É fundamental que as mulheres fiquem atentas aos sintomas e procurarem um médico em caso de qualquer alteração no corpo.

Gostou desse conteúdo?
Comente!